Girls, assunto sério agora:
Muito se falou nessas últimas semanas sobre a "comida de bola" da marca de sapatos e bolsas Arezzo.
Também achei um horror, assim como todos, usar peles verdadeiras de animais, enfim. Mas esse texto, do site Customizar foi o primeiro que eu li e que realmente agregou e me fez pensar sobre o caso.
Onde foi que a Arezzo errou? quem errou? a criação? o marketing?
Achei ótimo e é por isso que estou postando aqui :-)
O bafafá desses últimos dias foi a coleção PeleMania, lançada pela Arezzo. Muito se falou e na minha opinião, pouco foi feito para mudar qualquer coisa.
O que aconteceu na Arezzo, pode acontecer com qualquer marca, e o principal motivo: o obvio! Ninguém pensou nele…
Aonde estava o departamento de marketing para desaprovar a coleção sugerida pelo departamento criativo? Aonde estava o atendimento da agência de publicidade para dizer que qualquer campanha em cima desses produtos geraria buzz negativo? E a assessoria de imprensa, que deveria ter aconselhado o cliente, neste caso a Arezzo, a desistir de uma coleção mal sucedida? O obvio não foi evitado, ou seria difícil de imaginar que com toda essa “onda” sustentável na moda, usar pele de animais seria dar verdadeiramente um tiro no pé?
Na coleção mais errada da história da Arezzo, pele e pêlos de coelho, raposa, cabra, ovelha…um verdadeiro show de horror para uma marca tão conceituada no mercado.
Muito se fala no mundo da moda de diferenciação, produtos exclusivos, estratégias malucas de preço, conceito. Mas pouco se fala do obvio: o quer o consumidor?
Será mesmo que as consumidoras gostariam de produtos com pele e pêlos de animais? Será que para a marca ter produtos como esses seria agregar algum valor? Será mesmo que ninguém previu esse bafafá negativo em torno da marca? Aliás, a pergunta que me faço agora é: quanto tempo se leva para criar uma marca forte? E o pior, quanto tempo se leva para “sujar” essa marca? O obvio no mundo da moda parece não ser tão obvio.
Aliás, o que está acontecendo com a moda? É a Arezzo usando pele e pêlos de animais, Galliano deixando a Dior, Blogueiras virando celebridades, coleções cada vez mais curtas e um consumidor nunca entendido. É possível ou chegamos ao estágio de loucura?
Xoxo
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